Translate

Guaraqueçaba Reserva Ecológica Salto Morato

Olá Brodinh(o-a)s!
Este post eu conto como foi a aventura por Guaraqueçaba e fecha o circuito Ride a Bike pelo litoral da Baía de Paranaguá - Ilha do Mel – Superagui.


Pra encurtar a conversa eu começo ali de Paranaguá. Os caminhos de Morretes pela Graciosa e Aianha já tem post aqui no blog.

Primeiro o embarque no barco, 9 da manha, no trapiche de Paranaguá. Cheguei uns dias antes e fiquei hospedado na casa de um amigo, o grande Ciro. 
Olha o cara ai debulhando uma pratada de caranguejo!



Navegar pela baia de Paranaguá é sempre calmo e tranqüilo. Ver a cidade antiga, o Porto e os navios enormes e mirar o horizonte. 


Isso que é bacana, ir além do horizonte, que certamente deve ter “algum lugar bonito pra viver em paz”.  (Momento super brega esse).

Duas horas depois olha ai Guaraqueçaba. Uma praça. Um Porto. Os barquinhos que te levam as comunidades de pescadores.  Tranquilidade e sossego.





Antes da pedalada é bom garantir a hospedagem (Opitei pelo Eduardo I e fui muito bem atendido) e fazer uma refeição bem reforçada. Bom olha ai a delícia que é o PF Turista da cidade. Muito bom esse file de peixe, camarão e frutos do mar. Um suquinho de abacaxi pra hidratar, cai bem.

Bom tudo certo, agora é pedalar por 20 km de estrada rural (na placa dizia 16km) até a reserva ecológica do Salto Morato mantida pela Fundação Boticário. Estrada toda cascalhada e sol de rachar levei duas horas para fazer o percurso. Muita subida e descida.


Na chegada a gente é muito bem recebido por ambientalistas, paga uma taxinha de 7 reais, assiste um vídeo sobre a reserva, tudo muito educativo e acadêmico, bem bacana e estruturado.





Na reserva há uma trilha para caminhada e outra que leva ao Salto do Rio Morato passando por uma curva de rio que vira um aquário natural. Dá pra nadar com os peixinhos. A água é super gelada e límpida.




E finalmente o salto revela toda a sua magnitude. Uma queda de 120 metros que forma um véu fininho e espalha um neblina. Lindíssima, dá vontade de aplaudir.

Alguns instantes pra meditar na vida, se conectar com a criação natural. Pensar em todo o privilégio de estar  livre, feliz e saudável. 


Um momento de ação de graças e pensar com coração grato em toda a delicadeza que Deus tem em cuidar de nós e do planeta. Harmonia é a boa palavra para o momento. O som da água, os perfumes e as sensações da água nos pés. Sem dúvida, uma experiência incrível.

Bom agora é seguir embora. Uma última olhada. Direto para o hotel descansar. Mais duas horas de pedalada, agora contra o vento sul que chega a frear a bike. Os pedregulhos são tantos que pela primeira vez em anos de ciclismo, com todos os cuidados de manutenção eu furei um pneu. Ainda bem que sou precavido e pude resolver.


Descanso. Dormir até não aguentar mais.
Agora no barco, é voltar pra casa revigorado.

Tem um vídeo da trilha ai pra você curtir:



Nenhum comentário: