Translate

Caratuva - Aventura noturna para ver o sol nascer



O Caratura é uma montanha que faz parte do conjunto da Serra de Ibitiraquire. É o ponto mais privilegiado para observar o Pico Paraná, a maior montanha do sul do Brasil. No final do post tem um vídeo time lapse incrível.
No ranking das montanhas o Caratuva é a segunda maior montanha com 1860 metros. É bem alto! Este post narra nossa aventura noturna rumo cume da montanha.



Caratuva -Chusquea pinifolia 
A montanha recebe esse nome porque no seu pico tem um mar de Caratuvas, espécie de mini bambu que surge quando a Mata Atlântica é vencida. Essa plantinha ai na foto.
Saímos bem cedo de Curitiba pela BR 116 e passando o Posto Tio Doca a direita antes da ponte sobre o rio Tucum onde há uma estrada de chão que vai dar lá na Fazenda Pico Paraná. Dessa vez fui eu, Eduardo, Jakson e o Marcos Luiz, brother estreante. O Rodolfo não foi desta vez.
Jakson
Julio
Eduardo
Marcos

O tempo estava bom não choveu um pingo dágua, o que pode ser considerado um pequeno milagre. Dessa vez montamos acampamento na base do Camping na fazenda. Armamos as barracas, esticamos a rede, fizemos um fogo para o churrasco. 





Tudo perfeito. Descansamos um pouco e depois subimos até a cachoeira. A água estava bem gelada, mas o visual compensou. Muito bacana e divertido. Voltamos para o acampamento e descansamos mais.







Natureza perfeita em seus mínimos detalhes.





É que nosso objetivo era fazer à trilha a noite. Planejamos sair às 2 horas da manha para chegarmos ao cume e observarmos o nascer do sol por entre o Pico do Paraná. É um trekking noturno clássico.

Eu dormi apesar das cigarras ensurdecedoras. Os amigos demoraram um pouco mais na fogueira e às 2 horas entramos na trilha. A lua estava brilhante e ajudava em alguns trechos.  Apareceu extraordinária iluminando o mar de nuvens que se formou na madrugada.
Pôr-da-Lua no Morro do Getúlio

Eu estava com a lanterna na testa e outra na mão e outra de reserva na mochila. Grande parte dos acidentes na trilha acontece por falta de prudência, o que não é meu caso que levo até cadeirinha de escalada e ancoragens. Sair da trilha é extremamente perigoso, pois existem fendas escondidas pela vegetação.

Não deu pra fazer fotos na trilha à noite por estar muito escuro e porque não podíamos arriscar no tempo. Tínhamos que chegar ao cume antes de amanhecer. Mas deu para fazer essa no cume do Getúlio a primeira montanha a ser vencida. É um trechinho puxado. Preferi fazer fotos da trilha na descida, por isso, as fotos da trilha que seguem, clarinhas, são da descida, ok.







A subida do Caratuva é bem íngreme e fechada o tempo todo. Em alguns trechos é quase uma escalada, mas é bem tranquilo e sem nenhuma parede exposta, pra quem gosta de trilhas radicais, é frustrante, mas compensada pelos obstáculos da Mata Atlântica.  
Chegar ao topo é uma surpresa, primeiro pelas exuberantes caratuvas e segundo pela esplêndida vista do Pico Paraná.
Chegamos quando a lua estava se pondo no horizonte na cor avermelhada e do outro lado um fiapo de luz rompia a escuridão revelando a figura do gigante Pico Paraná e toda a Serra do Ibitiraquere.

Ficamos hipnotizados pela beleza. Sinceramente eu nunca na minha vida assisti a algo tão espetacular.


Chorei de emoção e agradeci a Deus pela oportunidade de estar ali. Mais incrível ainda é saber que este espetáculo se repete dia após dia magnificamente.

Neste momento eu lembrei de um garoto especial. Eu mal o conheço. Encontrei com ele uma ou duas vezes. Conheço os seus pais. Mas eu lembrei dele porque alguns dias antes eu troquei umas ideias com ele pelo Facebook, sobre fazer um percurso de bike, um sonho que compartilhou com sua mãe. A questão é que ele não pode porque tem um problema grave no coração e está na fila aguardando por um transplante. Fizemos um acordo que ficaria como um projeto para o futuro. Bem, no dia que iniciamos nossa aventura ele foi internado para receber o coração tão esperado. Este espetáculo da natureza tem pra mim essa expressão de alguém que espera. Alguém que espera pra ver o sol e alguém que espera pra ver a vida. Por isso eu dedico esse post para o brodinho Matheus Maciozeky desejando que a sua nova vida tenha muito sol. Não vejo a hora de compartilhar e realizar o pedal do seu sonho.
Fiz essa foto. Não é só uma foto. É a minha oração. Esse pequeno vídeo fala bem mais que o que eu consiga expressar.



Valeu brodinh@s!

3 comentários:

Jakson disse...

Foi espetacular e inesquecível!

Anônimo disse...

Puxa que maravilha! Via a sua matéria na revista da IEQ de dezembro. Hoje pela primeira vez acessei seu blog, e fiquei fã. Vou participar sempre. Parabéns rapazes pelas belas imagens e pela aventura que foi demais.
Um abraço e fiquem com Deus.
Maria Christina.

Adriani disse...

Bom dia, já fiquei super fã do seu blog. Adoro ver principalmente as fotos com os seus comentários. Parabéns e poste sempre!