Este post é um daqueles especiais. Por esta razão gostaria de dedica-lo a John Stott, um broder que inspirou minha geração. Ele morreu ano passado. Aos 88 anos, escreveu um último livro, "O discípulo Radical". Não é um livro de aventura, é uma lição de vida. Levei este livro comigo no cume do Olimpo como uma homenagem de um anônimo. Fica entre nós, ok.
Brodinh@s é disso ai que você ta vendo que eu quero falar. 360 graus de céu cheio de chuva e Mata Atlântica. Subir até o Olimpo no Parque Estadual do Marumbi é um daqueles clássicos inesquecíveis. Quem fez nunca mais esquece.
Saímos de Curitiba até Morretes de onibus. Eduardo, Rodolfo e eu. Comemos um peixe na Pousada Dona Siroba e seguimos beirando o Rio Nundiaquara em direção a Estação Marumbi. Uma caminhada de 3 horas mais ou menos. Para nossa surpresa o camping do Marumbi estava fechado e acampamos na beira do ria, numa clareira.
No domingo acordamos as 5 da matina. Olha ai o Eduardo, super broder preparando o café da manhã. Broder, mesmo não pensa so em si mesmo, e ele trouxe comida pra dividir com todos.
Clareou rapidinho. Hora de desmontar o acampamento e seguir morro acima. Ai nossa cara de sono. Da esquerda pra direita: Eduardo, Rodolfo e Julio (eu).
"Não devemos ser como caniços agitados pelo vento, dobrando-nos diante das rajadas da opinião pública, mas tão inabaláveis quanto pedras em uma correnteza" John Stott
Uma bromélia gigante.
Tá vendo aquele cume lá em cima, pois é, a gente vai além dele. Para chegar no Olimpo tem que ultrapassar as nuvens.
Chegamos na Estação Marumbi depois de umas duas horas de caminhada. O pessoal do IAP sempre gente fina atende os aventureiros muito bem e com compreensão. Aliás eles mereciam uma medalha por se dedicarem tanto com tao pouco recurso e apoio.
Registro feito, ao Olimpo e além. Pela via frontal, a via Branca. (tem um post aqui no Brodinho pela via vermelha até Abrolhos)
Esses dois caras são brodinhos mesmo.
Múltiplos Clic's e olha no que deu!
E ai começa. Pensa que é fácil? Você não faz idéia do que é pegar a via molhada. Fica três vezes mais difícil. Em alguns pontos a inclinação varia de 70 a 90, isso mesmo, 90 graus e um platô negativo.
Aqui um vídeo feito com uma GOPRO HERO II para ilustrar com mais realidade essa subida:
Olha isso. Dá uns 30 metros de exposição frontal. Gelei!
Tava liso feito sabão. Esse ai é o Platô negativo. Ai é o ponto que muita gente desiste.
Pegar uma aguinha por garantia.
Este vídeo mostra a emoção da chegada, minha é claro, o cagão e o chorão da turma. Mas chegar ao objetivo, para mim, é mais que uma conquista, é superação.
Pra registrar esta aventura, cai bem uma GoPro Hero II
"Nada é mais importante para um discípulo cristão do que uma visão renovada, clara e verdadeira do Jesus autêntico". John Stott
Um agradecimento especial para Academia Via Aventura que proporciona nosso treino semanal de escalada. Tenho o maior respeito por essa academia que me apresentou este esporte tão lindo e humano. Será que rola uma diária free depois dessa?
É Rode, é tanta nuvem que nem dá pra ver Abrolhos, lembra?
Uma pausa para um bom pensamento... lembrar que a vida se constrói enquanto se anda pra frente, por isso é importante guardar do passado somente as boas lembranças no coração e o resto que fique de lição.
Mais uma aventura selando a nossa amizade.
Bateu um frio repentino. Hora de descer.
Broder Eduardo no seu momento solitário.
Feliz que nem cachoro! Esse trem é demais!
Marumbi fechado de núvens. Pra não esquecer jamais. Pra lembrar brodinh@s que, se você quizer fazer a diferença na vida de uma pessoa, leve-a ao lugar mais alto e deixe a vida fazer o resto!
Caio Fábio, grande companheiro do John Stott aqui no Brasil...
Grande mestre, broder eterno, John Stott.
3 comentários:
Caramba, que ótima aventura! Gostei muito das fotos, linda a bromélia gigante. Gran finale para o post, a homenagem e o comentário do C.F.
Brodinhos muito loko essa trip de vcs muito bacana os toques que vcs deram não vejo a hora de ir no Olimpo parabéns!
Brodinhos muito loko essa trip de vcs muito bacana os toques que vcs deram não vejo a hora de ir no Olimpo parabéns!
Postar um comentário